sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Todos os caminhos levam a Roma: saltimbocca de chuleta de porco

Quero uma rua de Roma
com seus rubros com seus ocres
com essa igreja barroca
essa fonte esse quiosque
aquele pátio na sombra 
Quero essa rua de Roma
Amanhã   Ontem   Agora
Que importa saber-lhe o nome
se a trago dentro dos olhos  (David Mourão Ferreira, Rua de Roma)
Nesta vida de moradora de apartamento, tenho a sorte de contar com uma pequena sacada, onde tento bravamente manter alguns vasos de temperos e ervas. Admirando o pequeno pé de sálvia, cheio de folhinhas e brotos novos, resolvi fazer um prato no qual a sálvia é um ingrediente 'chave': saltimbocca alla romana. Normalmente esse prato é feito com vitela, mas eu contava com um maravilhoso corte de chuleta de porco, de modo que resolvi improvisar. 
Não me arrependi, as bistecas cheirosas, suculentas e apetitosas de fato fizeram jus ao nome do prato e depois de pronta  'saltaram para a boca'.
Ingredientes (para 4 pessoas)
8 chuletas de porco, cortadas fininhas
2 fatias de presunto cru
8 folhinhas de sálvia
1 colher de manteiga 
óleo, sal e pimenta do reino a gosto
Modo de fazer
Separa as chuletinhas, fazer pequenos cortes nas laterais para que não se encolham ao cozinhar. Temperar com sal e pimenta. Colocar em cada pedaço de carne um naco de presunto e uma folhinha de sálvia. Prender com um palito. 
Aquecer em uma frigideira a manteiga com um fio de óleo e fritar as chuletas, virando com cuidado quando estiverem prontas de um lado, para dourar o outro. O tempo depende da espessura do corte. Quando, como era o meu caso, são cortadas bem finas, ficam prontas rapidinho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll