terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Bolo de iogurte e jabuticabas

O povo que chupa o caju, a manga, o cambucá e a jabuticaba, pode falar uma língua com igual pronúncia e o mesmo espírito do povo que sorve o figo, a pera, o damasco e a nêspera? (José de Alencar)


Mesmo com a preguicinha de domingo à tarde, as lindas jabuticabas na cozinha, presente da querida S.H., inspiraram uma ida à cozinha para fazer um bolinho para o lanche. 
Optei por fazer um bolinho básico, adicionando as frutinhas. Eu queria muito colocar as cascas das jabuticabas, por causa da linda cor. Mas não sabia se ia dar certo, achei que talvez o bolo fosse ficar muito amargo. Então optei por fazer um bolinho pequeno. Mas ficou delicioso, com o azedinho das casquinhas fazendo um gostoso contraste com o doce da massa do bolo. 
A ideia era de um bolo invertido, na minha imaginação eu ia desenformar o bolo e a camada de baixo apareceria lindamente decorada com as pequenas metades de pérolas negras. Mas as jabuticabas não colaboraram e subiram para o meio da massa. De modos que o bolo foi simplesmente cortado aos quadrados, polvilhado com açúcar de confeiteiro e servido com uma colherada de nata. Ainda meio quentinho, foi o lanche da tarde da querida familinha, muitos elogios e uma única reclamação: que terminou cedo demais.    
Ingredientes
2 xícaras de jabuticabas
3 colheres de açúcar 
1/2 xícara de iogurte natural 
2 ovos 
1/2 de xícara de manteiga 
1 xícara de farinha de trigo
3/4 xícara de açúcar 
1 colher de sobremesa de fermento químico
Modo de fazer
Ligue o forno a 180 graus. Faça um corte nas jabuticabas e retire as sementes. Unte o fundo e as laterais de uma forma pequena de bolo (usei uma forma quadrada de 18 cm), coloque as 3 colheres de açúcar e espalhe as jabuticabas.  No copo do liquidificador, colocar todos os demais ingredientes, menos o fermento. Bater para misturar. Quando homogeneizar, desligue. Adicione o fermento e dê uma leve pulsada no botão do liquidificador, só para misturar.  Despeje na forma forrada com as jabuticabas e leve ao forno por cerca de 35 minutos.    

Um comentário:

  1. Oi amiga, bn!
    Eu adoro jabuticaba, mas nunca experimentei em bolo. Nem precisa perguntar se eu estou levando a receita pq já digo que estou kkkk
    Bjsss

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll