segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Sopa de aspargos com ovo pochê

Quero alimentar-te com as flores de gelo
desta janela de inverno,

dos aromas de muitas sopas,

do perfume de velas sagradas

que por esta casa de cedro me persegue. (Isabel  Allende)
Os aspargos são muito raros - e caros-  por aqui. Aproveitando um pacote de aspargos congelados, com preço bem convidativo, fiz essa sopinha cremosa e muito leve. Ia colocar um pouco de creme de leite ao final do cozimento da sopa, mas ao final provei e achei que não carecia.
Para compensar  a frugalidade do prato, um gordo ovo pochê de gema mole e crocantes de bacon deram um toque bem especial. A receita rende duas porções.
Quase não publico esta receita, pois a foto não ficou boa, o dia estava chuvoso e a fotógrafa com muita fome. Mas juro que vale  :)
Ingredientes 
1 colher de manteiga
1/2 cebola pequena picada
1 pedaço de alho poró picado
2 xicaras de aspargos congelados
2 xícaras de caldo de galinha
sal, pimenta branca moida
1 fatia de bacon, 2 ovo
Opcional: leite ou creme de leite
Modo de fazer 
Aqueça a manteiga e refogue a cebola e o alho poró. Junte os aspargos e refogue mais um pouco. Adicione o caldo de galinha, tempere com sal e pimenta, tampe a panela e deixe em fogo baixo até cozinhar os aspargos. Deixe esfriar um pouco e reduza a pure com mixer ou no liquidificador. Se desejar, adicione leite ou creme de leite. Volte o creme à panela para reaquecer a sopa.
Em separado, cozinhe o ovo pochê em uma panelinha com água fervente e  uma colher de vinagre. Para fazer o crisp de bacon, coloque o bacon entre duas folhas de papel toalha e leve ao microondas por um minuto. Deixe esfriar e quebre em pedacinhos.
Sirva a sopa com o ovo pochê e os crisps de bacon. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll