sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Passagem para a Índia: receita de butter chicken

I love Indian food - it's my favourite cuisine. I love the mixture of spices and the subtle flavours. It's really erotic; the spices are so sensuous. (joe Perry) 
Provei chicken butter em um restaurante indiano, durante uma viagem. Gostei tanto que ao chegar em casa resolvi tentar reproduzir o prato (coisas de foodlover...). 
Pesquisei nos meus livros e na net, vi uma receita no site do NYT, muito elogiada. Então, parti dessa receita, adaptando às preferências do pessoal de casa e aos ingredientes disponíveis. 
O resultado? Espetacular. Tanto que estou pensando em terminar este blog porque não farei mais receitas novas, só quero comer isto até o resto dos meus dias :) 
Ingredientes:
1 xícara  e meia de iogurte grego  (usei meu kefir grego)
2 colheres de suco de limão
1 colher de cúrcuma
1 colher de garam masala
1 colher de cominho em pó
1 kg de frango em pedaços
3 colheres de manteiga
2 colheres de óleo
2 cebolas picadas
2 dentes de alho picados
1 colher de gengibre fresco ralado
1 pau de canela
2 tomates picados
1 pimenta picada
1/2 xícara de caldo de galinha
1 caixinha de creme de leite
1 colher de chá de extrato de tomates
2 colheres de castanha do pará bem picadinhas ou moídas (moí no pilãozinho)
Para decorar: amêndoas em lascas e coentro
Modo de fazer
Faça uma marinada para o frango misturando em um a tigela o iogurte, o limão, a cúrcuma, o garam masala e o cominho. Coloque os pedaços de frango, cubra e leve à geladeira por algumas horas, se possível de um dia para o outro. 
Em uma panela grande sobre fogo médio, aqueça a manteiga e o óleo. Junte as cebolas e refogue até ficarem transparentes. Junte o alho e o gengibre e refogue mais um pouco até que as cebolas comecem a dourar. Junte o pau de canela, os tomates e a pimenta e cozinhe por mais ou menos dez minutos. Adicione o frango e a marinada, cozinhe por cinco minutos, depois o caldo de galinha. Cozinhe sem cobrir a panela, por cerca de 30 minutos. Junte o creme de leite e o extrato de tomate, e cozinhe em fogo bem baixo por mais alguns minutos. Verifique se o frango está cozido. 
Para servir, decorei com as amêndoas em lascas e o coentro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll