quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Bibimbap de carne de porco

The world begins at a kitchen table. No matter what, we must eat to live. (Joy Harjo, Perhaps the World Ends Here)
Meu segundo bibimbap, desta vez feito com carne de porco, fez tanto sucesso quanto o primeiro. 
O bibimbap 'dolsot' é servido em cumbucas de pedra (os dolsot), aquecidas no forno ou na boca do fogão; depois o arroz é colocado na tigela bem quente, para obter uma 'crostinha' no fundo do prato. Na falta da tigela de pedra, usei a pequena frigideira de ferro, que é 'pau para toda obra' aqui em casa. Não é que deu um belo resultado?  Adoramos esse prato, combinação de sabores muito gostosa e cheio de legumes e verduras. 
Ingredientes para duas pessoas
200 g de carne de porco em tirinhas (usei pernil) 
1 dente de alho amassado
3 colheres de molho de soja 
2 colheres de vinagre de arroz
1 colher de açúcar 
1 colher de óleo de gergelim
1 xícara de arroz jasmim 
1 punhado de cogumelos shimeji
1 cenoura
2 pezinhos de acelga chinesa (bok choy)
1/2 berinjela pequena
1 cebola pequena  
2 ovos 
1 colher de sementes de gergelim
sal, pimenta, óleo, molho de pimenta
Modo de fazer
Corte a carne em lascas bem finas. Em uma tigela, coloque o  molho de soja, arroz, alho, açúcar e 1/2 colher do óleo de gergelim. Misture e junte a carne, deixando marinar por alguns minutos.
Prepare o arroz, colocando em uma panela o arroz e 2 xícaras de água. Tempere com sal e cozinhe em fogo baixo até que a água seja absorvida.  
Corte a cenoura em palitinhos, os cogumelos, a cebola e a berinjela em pedaços. Aqueça uma frigideira grande, coloque um fio de óleo, adicione os cogumelos e frite por 2 a 3 minutos, juntando um pingo de óleo de gergelim. Tempere com sal e pimenta. Retire e coloque em um prato. Faça o mesmo com os demais vegetais, um de cada vez, separadamente, e vá reservando em um prato. Por fim, aumente o fogo, coloque mais um fio de óleo e jogue as tirinhas de carne, fritando rapidamente até que cozinhem e todo o líquido evapore.   Em separado, frite dois ovos.
Divida o arroz em duas tigelas e coloque por cima os legumes, a carne e o ovo preparados. Guarneça com as sementes de gergelim. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll