segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Receita de molho de tomates assados

There's nothing more romantic than Italian food. (Elisha Cuthbert)
Este molho é muito fácil de fazer, a parte mais demorada do preparo é feita no  forno, o que quer dizer que não precisa ficar mexendo ou vigiando a panela. Como gosto do molho rústico, não tiro nem a pele nem as sementes do tomate. 
Eu prefiro deixar mais tempo no forno, até surgir uns pontos meio queimadinhos, o molho fica mais concentrado e encorpado. Se preferir, deixe no forno só até cozinhar os tomates, cerca de uma hora. 
Quando preparo esse molho, sempre que possível faço uma quantidade maior. Uso o que preciso e o restante congelo em formas de gelo para uso futuro. É uma mão na roda ter alguns desses cubinhos no freezer.  
Ingredientes 
1,5 kg de tomates bem maduros
3 dentes de alho descascado cortados em fatias 
sal, açúcar, azeite de oliva 
opcional: ervas frescas: ramos de manjericão, tomilho 
Modo de fazer
Pré-aqueça o forno a 180 graus. Corte os tomates ao meio e coloque em uma só camada em uma forma grande, com o lado do corte virado para cima. Polvilhe com uma pitada de sal, outra de açúcar. Distribua os dentes de alho e, se quiser, as ervas. Regue com um fio de azeite e leve ao forno por uma a duas horas até o ponto desejado
Eu prefiro deixar mais tempo no forno, até surgir uns pontos meio queimadinhos, o molho fica mais concentrado e encorpado. Se preferir, deixe no forno só até cozinhar os tomates. 
Deixe esfriar e passe o conteúdo da assadeira no liquidificador ou processador. Prove, e se quiser, corrija o tempero, usando sal e pimenta. 
Fiz receita dupla. Usei um pouco do preparado para o molho do macarrão do jantar.
E o restante foi para o congelador em formas de gelo. Depois de solidificado, tirei da forma e coloquei os cubos em sacos de congelamento com identificação. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll