quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Panc na cozinha: lambaris da horta, ou peixinhos da horta

As plantinhas do mato
Curam caxumba
Quebranto e lumbago
Veneno de cobra

Bronquite, pigarro (Renato Teixeira, As plantinhas do mato)
Na feirinha orgânica de sábado, encontrei essas folhinhas que eu nunca tinha visto antes. Perguntei ao produtor e me disseram que eram 'peixinhos da horta'. 
Em Portugal, conheci os 'peixinhos da horta', que são feitos com feijões verdes (tipo vagem) empanados e fritos. São deliciosos. Mas não tem gosto de peixe, acho que o nome vem do formato da forma de preparo. Reza a lenda que, levados ao oriente pelos portugueses, deram origem ao tempurá.
Mas esta planta com folhas peludinhas, cor de sálvia, não tem nada a ver com os peixinhos da horta portuguesa. Pesquisei e encontrei uma reportagem sobre essa planta aqui. É considerada 'panc', uma planta alimentícia não convencional. 
Experimentando, fiz uma parte das folhinhas simplesmente empanadas. Gostamos bastante, achamos que o sabor lembra mesmo peixinhos fritos.  Então com o restante do maço inventei a receita que segue, que servi como petisco e ficou muito gostosa.
Ingredientes
1/2 maço de lambaris da horta
1 ovo
1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de farinha de rosca
30 gramas de ricota
5 azeitonas
1 anchova
10 alcaparras
opcional: molho tártaro feito com 3 colheres de maionese, 1 pepino em conserva  picado e pimentão picado
Modo de fazer
Comece pelo recheio, pique as azeitonas, a anchova e as alcaparras. Junte a ricota, misture bem e reserve.
Limpe as folhinhas, depois junte duas a duas, colocando 1 colher de chá do recheio no meio. Empane, passando na farinha de trigo, depois no ovo e depois na farinha de rosca. Frite em óleo quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll