sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Moqueca de lagosta e camarão

Aí está esse prato fino, requintado, da melhor cozinha,

quem o fizer pode gabar-se com razão 
de ser cozinheira de mão cheia. 
Mas, se não tiver competência, é melhor não se meter,
nem todo mundo nasce artista do fogão. (Jorge Amado, Dona Flor e seus dois maridos)

Esta moqueca de lagosta e camarão foi feita no improviso, a várias mãos, para o jantar da noite das quatro amigas. Aproveitamos para cozinhar juntas, colocar o papo em dia, contar as novidades e dar muitas risadas. Noite cheia de alegria e alto astral. 
O prato, uma moqueca com base bem simples, ganhou o 'up' por causa da lagosta e do camarão. Lagosta não é algo que a gente tenha prática em cozinhar, deu medo de passar do ponto, ressecar, emborrachar. Ao final ficamos bem felizes porque o prato ficou perfeito. Ficamos "nos achando" as cozinheiras de mão cheia! :)   
Ingredientes
2 cebolas cortadas em rodelas 
1 pimentão cortadas em rodelas 
6 de tomates cortados em fatias
1 cauda de lagosta limpa, cortada em pedaços
500 g de camarão limpo
1 garrafinha de leite de coco
1/2 pimentinha vermelha 
folhas e talos de meio maço de coentro 
azeite, azeite de dendê, sal, pimenta, 
Modo de fazer
Corte a lagosta em pedaços da espessura de um dedo, coloque em uma tigela com os camarões, tempere com sal, pimenta e gotas de limão. 
Em uma panela, coloque um fio de azeite e outro de dendê, depois faça camadas de rodelas de cebolas, pimentão  e de tomate. Jogue algumas rodelinhas de pimenta  e também uns talinhos de coentro para perfumar o molho. Tampe a panela e cozinhe por uns 15 minutos em fogo baixo, até criar um pouco de molho. A seguir, retire os talinhos de coentro, junte a lagosta e os camarões e deixe cozinhar mais 4 minutos. Adicione o leite de coco e confira o tempero, juntando sal e pimenta. Logo que ferver novamente, regue com um fiozinho de azeite de dendê e desligue o fogo.  Sirva logo, com folhinhas de coentro. 

2 comentários:

arquivo

blogroll