segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Comprei um quilo de farinha pra fazer farofa de folhas de mostarda

Comprei um quilo de farinha,
Pra fazer farofa, pra fazer farofa, pra fazer farofa-fá!
(Silvio Brito, Farofa)

A mostarda trazida da feira tem rendido delicias na cozinha liliquiana de todo o dia. O azedinho das folhas de mostarda é tão marcante que é meio que 'ame-a ou deixe-a', ou você adora ou você detesta. Eu sou das que adora, seja refogada, seja no macarrão, e para mim o pesto de mostarda é um dos melhores molhos, adoro ter um vidro disso na geladeira. Além do mais, as folhas de mostarda são cheias de nutrientes, confere aí, produção.
A inspiração para o almoço de domingo foi de juntar as folhas de mostarda à farofinha simples. Para quebrar um pouco o azedinho das folhas, adicionei um pouco de coco à farofa. Ô trem bom esse! 
Ingredientes
1 maço de folhas de mostarda
azeite ou manteiga
1 cebola pequena
1 xícara de farinha panko, ou de mandioca, ou de milho
1/4 de xícara de coco ralado
sal
Modo de fazer
Lave as folhas de mostarda, corte em pedaços, separando as folhas dos talos mais grossos. Pique os talos, você vai refogá-los com a cebola. Aqueça um pouco de azeite em uma frigideira e refogue as folhas de mostarda, até murcharem. Retire e reserve. Na mesma frigideira, coloque mais azeite ou manteiga, e em fogo baixo refogue a cebola e os talos da mostarda picados, sem deixar dourar. Juntre o coco. Depois adicione a farinha. Reduza o fogo e cozinhe até a farinha ficar levemente crocante, mexendo com frequência. Tempere com sal, junte as folhas de mostarda e sirva.

Um comentário:

  1. Quando a minha mãe preparava mostarda eu odiava kkkk, mas como isso já tem muito tempo e nunca mais eu comi a coitada, vai que eu mudo de opinião experimentando nessa farofa deliciosa né?
    Adoro farofa e a sua me deixou mesmo inspirada p/experimentar.
    Bjssss amiga

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll