sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Salmão assado em baixa temperatura

"I’ll love you, dear, I’ll love you
Till China and Africa meet,
And the river jumps over the mountain
And the salmon sing in the street" (W. H. Auden, As I walked out one evening)


Esse salmão que aparece nesta foto na companhia de um purê de lentilha e batata doce, tão bonito e 'instagramável', é um daqueles pratos que sempre dá certo. 
Sabe aquelas receitas que não tem erro, ou, como se diz em francês, 'inratables'? Pois este salmão é assim: todas as vezes fica absolutamente delicioso. Devido ao calor não ser muito forte, fica mais difícil errar o ponto de cozimento do peixe, praticamente não tem risco de ficar seco.
Fica tão delicioso que é provável que depois de experimentar você não vá querer fazer salmão de outra maneira.  
Como se fosse pouco, essa receita tem toda aquela lista de qualidades que eu vivo procurando aqui do blog. Ou seja, é prático, fácil e rápido de fazer, não suja muita coisa, não tem fritura... É ótimo para os iniciantes na cozinha que querem impressionar.
Confere abaixo o modo de fazer, experimenta e depois vem me contar.
Ingredientes
salmão cortado em pedaços
sal, pimenta, azeite
Cobertura opcional: mostarda, ou mostarda e mel, ou molho de soja, fatias de limão
Modo de fazer
Aqueça o forno em temperatura bem baixa. Usei 130 graus, se não tiver regulagem exata, coloque o forno na temperatura mínima.  
Tempere o salmão com sal e pimenta. Unte uma assadeira com azeite, coloque o salmão com a pele para baixo. Se quiser, passe uma das coberturas sobre o salmão (nesse eu usei mostarda e mel) e/ou coloque uma fatia de limão sobre cada pedaço de salmão. 
Regue tudo com um fio de azeite e leve ao forno por cerca de 20 minutos - o tempo vai depender do tamanho do salmão.  Como a temperatura do forno é baixa, o peixe não fica muito douradinho, então não estranhe. Teste com um garfo, se estiver macio e soltando da pele, estará pronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll