sexta-feira, 7 de julho de 2017

Frango frito à americana

Minny don't burn fried chicken. (fala do filme The Help, Histórias Cruzadas) 
Outro dia, revi o filme Histórias Cruzadas, porque é daqueles filmes que merecem ser vistos mais de uma vez, é triste e bonito ao mesmo tempo. Ver o frango frito feito pela personagem Minny Jackson no filme nos faz ficar com fome. A melhor parte é acompanhar a preparação dos pratos, as histórias na cozinha... this is so much funny!   
Acabou o filme e já fui para a cozinha separar os pedaços de frango para o almoço do dia seguinte. Aproveitei que estava descongelando o frango de véspera e já deixei de molho em uma salmoura leve, feita com soro de kefir que eu tinha em casa, já que o buttermilk usado nas receitas americanas não é muito comum por aqui. A salmoura ajuda muito a manter a carne suculenta. Mas se não tiver soro, faça a salmoura com água. E também não há problema de, na falta de tempo, saltar esta etapa da preparação e simplesmente temperar o frango com sal e pimenta. 
Minha receita foi inspirada na receita do filme, mas em uma vibe mais saudável, não quis usar nem gordura vegetal nem flocos de milho. Passei os pedaços de frango em uma fina camada de farinha de trigo e fritei no óleo vegetal. Depois, terminei o cozimento no forno - é garantido que, com esse método, assim como a Minny, não vamos queimar o frango. :)  Fica no ponto perfeito, lindo e dourado por fora, suculento e macio por dentro.
Ingredientes
coxas e sobrecoxas de frango, tantos conjuntos quantos forem os comensais (no caso, 4)
sal, pimenta
2 xícaras de soro de kefir
1/2 xícara de farinha de trigo
óleo vegetal para fritar
Modo de fazer
Tempere o frango com sal e pimenta. Coloque em uma tigela, cubra com o soro, tape e leve à geladeira por pelo menos duas horas, mas de preferência por toda a noite. Retire da geladeira, escorra os pedaços de frango. Descarte o líquido. 
Coloque a farinha de trigo em um saco grande, de papel ou plástico para alimentos, tempere com sal e pimenta. Coloque os pedaços de frango dentro do saco, feche fazendo uma especie de balão exatamente como na cena do filme e, também exatamente como no filme, "shake, shake, shake", ou seja, agite bastante para cobrir os pedaços de carne com uma fina camada de farinha .
Pré-aqueça o forno a 180 graus. Aqueça o óleo em uma fritadeira ou panelinha/frigideira funda (se tiver uma peça de ferro fundido, é o momento de usar) e frite o frango, alguns pedaços de cada vez . Frite por cinco minutos, vire e frite por mais cinco minutos do outro lado. Retire do óleo, escorra a gordura do frango. Coloque em uma assadeira  e leve ao forno por 15 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll