quarta-feira, 12 de julho de 2017

Bolo de bergamota invertido

Na cozinha vazia
a visita da abelha
dia de feira 
(Alice Ruiz, Três hai-kais)


Mais um bolinho de bergamota,  creio que um dos últimos deste ano,  pois as últimas bergamotas da despensa foram usadas neste bolinho.  O diferencial neste bolo são as fatias carameladas da fruta que decoram o bolo.  Adoro bolos invertidos, acho mágico desenformar o bolo e descobrir as lindas fatias de fruta no fundo da forma.
Usei como base uma receita de bolo bem simples, que perfumei com suco e raspas da casca da fruta. Rendeu um bolinho pequeno, suficiente para a minha pequena familinha. Não durou muito na bancada da cozinha.  Uma deliciosa maneira de usar as perfumadas frutinhas!

Ingredientes do bolo
2 colheres de manteiga
1 e 1/3 xícara de açúcar
2 ovos
2/3 de xícara de leite morno
2 xícaras rasas de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento em pó
suco e raspas da casca de duas bergamotas
Ingredientes do caramelo
6 colheres de açúcar 
3 colheres de água 
3 bergamotas 

Modo de fazer

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Em uma panelinha, coloque o açúcar e leve ao fogo baixo, agitando a panela sem mexer, até formar um caramelo claro. Não deixe queimar.  Junte a água e deixe ferver mais uns minutos. Cuidando para não se queimar, despeje a calda no fundo da forma, espalhando. Deixe esfriar um pouquinho, vai endurecendo a medida que esfria. 
Corte as bergamotas em fatias, retirando as sementes e coloque no fundo da forma, sobre a calda preparada. 
Prepare a massa do bolo. Peneire a farinha com o fermento. Bata a manteiga com o açúcar, junte os ovos e bata até espumar. Pare de bater e vá adicionando aos poucos, alternando, o leite e a farinha, mexendo delicadamente com uma colher. Ao final, junte o suco e as raspas de bergamota. Despeje na forma preparada e leve ao forno por 35 a 40 minutos. Faça o teste do palito. Se sair seco, retire do forno, deixe esfriar uns 10 minutos e depois desenforme sobre o prato de servir.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll