segunda-feira, 26 de junho de 2017

Receita de Maniok-Knödel - Knödel de mandioca com molho de tomate


Urupemba
urupemba 
mandioca aipim!
peneirar 
peneirou 
que restou no fim? (Jacinta Passos, Canção da Alegria)

Me deparando com uma sobra de aipim cozido na cozinha, resolvi inventar e preparar os deliciosos Knödeln alemães, mas não com a clássica base de batata ou pão e sim usando a mandioca. Os Knödeln são bolinhos de massa de pão, batatas ou semolina, geralmente cozidos, recheados ou não, e servidos com molho. Se originam da região do Tirol. Mas eu acho que devem ter algum parentesco com os gyoza chineses ou os gnocchi italianos. Usei mandioca na massa, então já podemos dizer que temos uma versão 'abrasileirada'. Ao menos aqui em casa viraram clássicos instantaneamente, de tão gostosos e fáceis de fazer. 
Como os aipins já estavam cozidos, o preparo da massa do Knödel foi um passeio: retirar os fios, amassar na própria tigela, juntar os demais ingredientes na mesma tigela e voilá. Só fazer as bolinhas, que são grandes, muito mais fáceis do que fazer nhoques, fazem render o trabalho da cozinheira, e depois cozinhar. 
Tradicionalmente os Knödeln são servidos com a carne e com o molho da carne. Mas eu queria um almoço leve, então servi como prato principal com um molho simples de tomate e manjericão.  Deu muito certo, aliás ficaram tão deliciosos que já estou pensando em prepará-los novamente, da próxima vez recheando com um cubo de queijo. Ou quem sabe ameixa, como o knedel servido no restaurante polonês Polska, em Porto Alegre, que adoro. 
Ingredientes 
2 xícaras de aipim cozido e amassado (retirar os fios fribrosos)
3 colheres de amido de batata ou amido de milho
3 colheres de farinha de rosca
1 ovo 
sal, noz moscada a gosto
Molho a gosto (usei molho de tomate e manjericão)
Opcional: muçarela e queijo ralado 
Modo de fazer
Amassar com um garfo ou amassador de batatas o aipim cozido e sem fios. Juntar o ovo, as farinhas mexer com uma colher. Temperar com sal e noz moscada. Untar as mãos e fazer bolinhas com a massa. 
Colocar bastante água com sal em uma panela. Quando começar a borbulhar levemente, abaixe o fogo e coloque os Knödeln. Depois que subirem à superfície, deixar cozinhar mais uns cinco minutos. 
Sirva com molho - eu usei molho de tomate e manjericão. Fiz assim: joguei os Knödeln na frigideira do molho, por cima coloquei uns pedacinhos de muçarela e folhinhas de manjericão, polvilhei um pouquinho de queijo ralado e levei ao forno quente por alguns minutos, só para gratinar a superfície. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll