sexta-feira, 30 de junho de 2017

Receita de filezinho de porco agridoce

A gastronomia é uma aquisição. Uma vez assimilada, a pessoa não consegue se livrar dela, passa a ficar mais exigente e a buscar o prazer que a boa comida proporciona. (Josimar Mello)



Como deve dar para perceber pelas receitas que publico no LilicaGourmet, aqui em casa gostamos de viajar pelo mundo, por meio da cozinha. Os lindos filezinhos de porco vindos da colônia, presente da querida sogrinha, ganharam um toque oriental, com um tempero caprichado inspirado na China.  
Dessa mistura meio louca saiu um prato delicioso, com uma cor linda. Cheio de sabores exóticos, doces, salgados, picantes em equilíbrio perfeito, só foi preciso um arrozinho branco básico e uma saladinha para acompanhar e fazer a refeição perfeita para minha pequena família.  

Ingredientes
1 colher de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de mel
4 colheres de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de tempero five spices
1 colher de molho de ostras (opcional)
2 colheres de sopa de óleo (se tiver, use óleo de gergelim)
2 peças de filezinho de porco
Opcional: cebolinha picada

Modo de fazer 
Misture os cinco primeiros ingredientes em uma panelinha, mais o molho de ostras se for usar, e leve ao fogo, apenas até ferver. Reserve para esfriar. Limpe as peças de filezinho de porco  e tempere com a mistura resfriada. Cubra e leve à geladeira, deixando marinar no tempero, de preferência de um dia para o outro. Se não for possível, deixe ao menos uma hora.
Para finalizar a preparação, pré-aqueça o forno a 180 graus. Unte uma assadeira pequena, mas que comporte os filezinhos sem sobrepor.
Retire a carne do tempero, reservando a marinada. Coloque a carne na assadeira e leve ao forno por mais ou menos 20 minutos. Retire a carne do forno e cubra com metade da marinada. Retorne ao forno por mais dez minutos. A esta altura, o file já deve estar macio e cozido por dentro (se tiver dúvida, confira o ponto do cozimento, fazendo um corte com uma faca); se não estiver, deixe no forno mais alguns minutos.  Jogue o restante da marinada sobre a carne. Nesta etapa, se tiver forno com grill, ligue para formar uma casquinha caramelizada. Depois de 2 ou 3 minutos, jogue de novo por cima da carne o molho que escorreu na assadeira. Desligue o forno e deixe descansar alguns minutos antes de fatiar e servir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll