sexta-feira, 12 de maio de 2017

Receita de salmão glaceado em mel, laranja e molho de soja


Vamos roubar laranja, falar nome, vamos inventar 
Vamos criar beijo novo, carinho novo, vamos visitar N. S. do Parto? 

Vamos, amor? vamos nos persuadir imensamente dos acontecimentos 

Vamos fazer neném dormir, botar ele no urinol 

Vamos, amor? 
Porque excessivamente grave é a Vida.

(Amor, Vinícius de Moraes)



Queria fazer uma receitinha fácil mas caprichada que pudesse ser feita para o dia das mães. Logo me veio à cabeça o salmão, que é um prato que agrada muito, fica pronto rápido e tem cara de riqueza, com o glaceado que dá uma linda cor.
O salmão feito rapidamente no forno fica suculento e douradinho, e é muito fácil de preparar, para qualquer filhote de boa vontade.
No glaceado que envolve o peixe, o sabor forte e ácido dos cítricos e do molho de soja é suavizado pelo mel. Acho que ficaria bem interessante com suco de bergamota em vez de laranja, logo que chegar a temporada das bergamotas por aqui, certo que vou experimentar. 
Para dar uma douradinha no glaceado, a dica é retirar o salmão do forno quando ele estiver quase pronto, pincelar com o molho e voltar ao forno quente mais um minutinho (mas eu não resisti a ir na caixa de ferramentas buscar o maçarico. Só para brincar com fogo, mas não vale assustar a mamis hehehe ).
Acompanhe com um arroz ou batatinhas e uma salada e deixe a mamis e feliz e orgulhosa :)

Ingredientes
1/2 salmão
sal, pimenta, raspas de limão
5 colheres de molho de soja
1 laranja
2 colheres de vinho branco
2 colheres de sopa de mel

Modo de fazer
Pré-aqueça o forno a 200 graus.
Prepare o molho para glacear o salmão: esprema o suco da laranja (não coei, então ficaram uns 'gominhos'), coloque em uma panelinha junto com o vinho, o molho de soja e o mel. Cozinhe em fogo médio até reduzir e ficar ligeiramente grosso, meio xaroposo. 
Enquanto isso, corte o salmão em pedaços e tempere com sal, pimenta e raspas de limão. Coloque em uma forma untada e passe na parte de cima um pouquinho do molho pré preparado, com uma colher. Leve o salmão ao forno aquecido por 10 a 12 minutos. Retire do forno, pincele com o restante do molho e retorne ao forno por mais 2 a 3 minutos para dar cor ao salmão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll