sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Paella para um na frigideira




"Vento me sopra do Douro notícias de paz,
Que anunciam que o tempo prepara algo mais ...."


Paella para mim é um prato para se fazer para muitas pessoas, bem convivial mesmo. Mas... o que fazer se estando sozinha bate aquela vontade de comer uma paella, e não tem como pedir a sua ao maravilhoso Tio Pepe? 
Aproveitando que tinha uma sobra de coelho e também frango no congelador, restou-me ir para a cozinha e preparar uma mini paella, feita muito rapidamente na frigideira, uma versão simplificada da receita original de paella valenciana, que leva apenas 10 ingredientes.
Para me encorajar nesse destemperado projeto, cozinhei ao som da voz e do violão do Iury Matias. O embalo gostoso dessa musica do vídeo aí em cima, Cenário do Porto, é viciante, não tem tempo ruim!  E me deu a maior sorte, pois a paella ficou deliciosa!

Ingredientes 
2 colheres de sopa de azeite de oliva 
1 coxa de coelho
1 sobrecoxa de frango 
1 tomate pequeno maduro, sem casca, ralado
1 bom punhado de vagem, feijao verde ou ervilha torta
1 miniraminho de alecrim
1 pitada de paprica-pimenton de la vera
1 pitada de açafrão 
2 terços de xícara de arroz de grão curto
sal
quartos de limão siciliano para guarnecer

Modo de fazer
Cortar o frango e o coelho em 3 a 4 pedaços. Limpar as vagens.
Colocar azeite na frigideira e levar ao fogo baixo. Juntar o frango e dourar de todos os lados, sem pressa. Retirar os pedaços de frango da frigideira e colocar os pedaços de coelho, também deixando até dourar dos dois lados. Retirar o coelho e adicionar as vagens à frigideira, refogando sem deixar dourar. Retirar as vagens da frigideira e adicionar o tomate, deixando refogar ate que pare de soltar água. Juntar uma pitada de pimenton de la vera, mexer para não queimar, devolver o frango, o coelho e a vagem à frigideira, adicionar água até bem acima da metade da altura da frigideira, aumentar a chama do fogão e deixar ferver. Quando ferver, adicionar o açafrão e o alecrim. Deixar cozinhar por dez minutos, retirar o alecrim. Reduzir o fogo e cozinhar por mais quinze  minutos. Observar o nível da água, caso reduza baixo da metade, adicionar mais água. Adicionar o sal, depois o arroz, e ajeitar na panela os demais ingredientes de forma espalhada. Não mexer mais. Deixar cozinhar em fogo forte por 4 a 5 minutos, depois baixar o fogo e deixar cozinhar a fogo lento por mais ou menos 15 a 20 minutos, cuidando o ponto do arroz. Se quiser que se forme a crosta tostada por baixo (socarrat), aumente o fogo no final da cocção. Sirva com o limão siciliano cortado em quartos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll