segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Receia de lula recheada com lentilhas



O calor libera a alma dos alimentos. (do filme Tampopo)


Alo, Galera! Faz um tempinho que não passo por aqui, mas hoje tive que vir postar esta receita deliciosa de lulas recheadas. O recheio leva lentilhas vermelhas e camarão, e o sabor do prato é complementado pelo molhinho caprichado  de tomates no qual as lulas são cozidas. De chorar por mais !!! 

Ingredientes para 2 pessoas 
4 lulas não muito grandes nem muito pequenas
150 g de lentilhas vermelhas
1 punhado de camarões pequenos
1 cebola média picada
1 dente de alho picadinho
6 tomates picados ou uma lata de tomates pelados
azeite, sal, pimenta, vinho branco, manjericão

Modo de fazer
Cozinhe a lentilha em água até amaciar, sem desmanchar. 
Limpe as lulas, reservando os tentáculos. 
Prepare o recheio das lulas: faça um refogado com 1/4 da cebola, junte os tentáculos das lulas, adicione a lentilha cozida, escorrida e os camarões limpos. Tempere com sal e pimenta. Recheie as lulas com a mistura e feche com um palito. 
Faça um molho de tomates, refogando no azeite o restante da cebola e o alho. Deixe cozinhar ate ficar transparente, depois junte os tomates à panela do refogado e deixe por alguns minutos em fogo baixo para ir formando um molho leve. Junte se quiser meia taça de vinho branco, depois as lulas e deixe cozinhar no molho por cerca de 25 minutos, em fogo baixo. Vigie de vez em quando. Provavelmente não será preciso, mas se o molho secar, adicione um pouco de água. 
Sirva quente, acompanhados de arroz, purê de batatas ou um belo pão para chuchar no molho. Se quiser, na hora de servir, adicione algumas folhas de manjericão. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll