sexta-feira, 17 de julho de 2015

Caldeirada de peixe e frutos do mar


Ter boas recordações é uma maneira de ter fome (Ernest Hemingway)



Eu nunca soube fazer bem peixe 'ensopado', mas esta caldeirada de inspiração portuguesa não tem erro. O molho é feito primeiro, você pode controlar o cozimento do peixe e dos frutos do mar, sem correr o risco de se desfazerem ou ficarem 'borrachudos'. Eu usei os produtos que encontrei na peixaria, fique à vontade para fazer outras combinações. 
Confort food total para o almoço em um dia frio. Uma fatia de pão para molhar no caldo, uma taça de vinho e nada mais é preciso.

Ingredientes
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados
1 pedacinho de gengibre fresco picado (mais ou menos uma colher de sopa)
4 sementes de cardamomo
500 g de tomates ou uma lata de tomates pelados
4 xícaras de caldo de peixe ou de água
600 g de filé de cação
200 g camarões descascados e limpos
100 g de lula em aneis
250 g de mexilhões (usei metade de berbigões)
3 batatas
sal, pimenta, azeite de oliva

Modo de fazer
Começar por fazer o caldo de base; m uma panela, refogar a cebola, o alho, o gengibre e o cardamomo. Juntar o tomate, deixar cozinhar 5 minutos, Adicionar o caldo de peixe (ou água), temperar com sal e pimenta, deixar cozinhar por meia hora em fogo brando. Reservar. Como eu queria um caldo aveludado, eu bati o molho com mixer, na própria panela, mas é opcional. Se gostar mais pedaçudo, deixa quieto. 
Descascar as batatas e cortar em rodelas, cozinhando em água salgada, sem deixar cozinhar demais. 
Para finalizar o preparo, em uma panela maior, colocar azeite de oliva que cubra o fundo da panela, depois ir colocando em camadas: primeiro os mexilhões, a seguir alguns conchas do molho, o cação, a batata, o restante do molho. Regar com mais um fio de azeite, tampar a panela e levar ao fogo brando,  deixando cozinhar por mais ou menos 5 minutos, contados a partir do inicio da fervura. Juntar a lula e os camarões, deixar cozinhar mais 5 minutos.
Servir bem quente.

 

2 comentários:

  1. que delícia!!
    lindas fotos, quem tirou? HIHIHIHI

    ResponderExcluir
  2. Ops, esqueci de dar os créditos, que feio! As fotos não são minhas, são arte da Cacá! Obrigada Cacá pelas lindas fotos para o blog. Espero que a retribuição da fotógrafa possa ser paga em caldeirada de peixe :)

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll