sexta-feira, 31 de outubro de 2014

bolo de limão de aniversário

Oi, aqui Cacá, filha da autora e colaboradora do blog.
Nada melhor que um belo bolo enorme que pesa duzentos quilos para uma festa importante, né? Faz um tempo que tenho feito bolos para todo tipo de festa, mas admito que a digievolução de bolo de tabuleiro ou bolo de vó para bolo de camadas é difícil. Os primeiros bolos que fiz pareciam a torre de pisa, prestes a desabar a qualquer momento. Fiz uns 10 bolos assim e ainda erro.
Eu sou doidinha por bolos coloridos e confeitados, mas nada daquela breguisse que a gente é acostumado a ver em festa de aniversário de tia. Nada contra, eu geralmente gosto (fios de ovos <3 <3, mas não é minha praia). Tento me esforçar para pegar boas referências (pinterest é meu melhor amigo) e que os bolos fiquem com uma cara gostosa não-isopor.
Fiz esse bolo para um aniversário de 80 anos. Queria muito fazer um bolo adulto, sabe? Para mim, bolo adulto é um não muito doce e sem muita frescura. Ao invés de fazer o clássico bolo pão de ló, que eu acho uma delícia mas ainda não acertei uma receita e fiquei traumatizada, decidi fazer um bolo de limão. Com recheio de doce de leite e cobertura de ganache de chocolate amargo. Soa bem, né? 

RECEITA:
Então, a receita tirei do blog Souffle Bombay, que aliás tem outras receitas muito legais. Está aqui. Segue a receita original traduzida com as minhas observações e modificações.

Ingredientes para a massa:
- 3 xícaras de farinha
- 1 e 1/2 colher de chá de fermento em pó
- pitada de sal
- 1 xícara manteiga em temperatura ambiente
- 1 e 1/2 xícara açúcar
- 2 colheres de sopa de suco de limão recém espremido
- 3 ovos grandes
- 1 xícara de iogurte de baunilha ou grego (usei comum natural)
- raspas de um limão
- 2 xícaras mirtilos (não coloquei mirtilos).

Pré-aqueça o forno em 180ºc.
Unte uma forma com manteiga e farinha e reserve. Misture farinha, fermento e sal em uma tigela e reserve.
Coloque a manteiga e o açúcar em uma tigela de batedeira e bata até que fique cremoso. Depois, despeje o suco de limão, os ovos, o iogurte e as raspas de limão e bata por mais 2 minutos. Fica com uma cara estranha parecendo que vai talhar, mas é assim mesmo.
Por último, coloque a mistura de secos e bata até que fique uniforme. Se você usar mirtilos, agora seria a hora de colocá-los na massa e misturar gentilmente com uma colher.
Despeje a massa na forma e coloque para assar. Demora de 25 a 35 minutos, mas faça o teste do palito. O meu ficou pronto em 40. Deixe o bolo descansar por 10 minutos antes de desenformá-lo, para que não se quebre. O meu se quebrou e foi um drama.

Aqui é o momento que você decide se: você quer fazer um bolo gigante de aniversário como o meu ou se você só quer fazer um bolo. Se você optar pelo último, dá pra comer purinho assim porque é uma delícia, especialmente se você usar os mirtilos. Já fiz e foi ótimo, com uma colher de nata em cima então... <3

Se você optar pelo bolo comemorativo, eu fiz o seguinte:

Dobrei a receita original e assei quatro camadas de bolo em formas redondas.
Cobertura de ganache (receita aqui)
Recheio de doce de leite: um pote de doce de leite para dois tabletes de manteiga. Bata a manteiga em temperatura ambiente até ficar branquinha e despeje meio pote de doce de leite. Na verdade, é um buttercream, mas sem açúcar de confeiteiro. Para a minha receita usei dois tabletes de manteiga e um pote de doce de leite. Você pode usar a ganache para rechear também, deve ficar ótimo.
Calda de baunilha: em uma panelinha, coloque uma xícara de água, meia xícara de açúcar e duas colheres de extrato de baunilha. Desligue quando começar a ferver.
Para a montagem: em uma travessa de bolo, coloque uma camada do bolo e, com um pincel, vá passando nela delicadamente a calda de baunilha. Não é para ficar molhado, é para ficar levemente úmido. Eu diria que umas 4 pinceladas são o suficiente. Depois, coloque o recheio de doce de leite. Repita esse processo com as outras 3 camadas. 
Quando fiz o bolo, achei que ele ficou maravilhoso como 'naked cake', sem a cobertura. Como já tinha feito a ganache, acabei cobrindo ele. Cubra o bolo todo com uma espátula, tentando preencher todos os buraquinhos. Aprendi a cobrir bolos com esse vídeo aqui, acho ótimo. Para o topo, usei um bico de confeitar redondo.
Analisando criticamente achei que ficou meio feio, considerando que a estética que eu queria alcançar era essa aqui. Mas faz parte, pra mim cozinha é assim: tentativa e erro. O bolo ficou uma delícia e pretendo repetir :)
Musiquinha para ouvir enquanto come:

2 comentários:

  1. Que deliciaaa!! Adoro esses bolos que ficam bem altos!
    E bolo de limão, claro!!
    lelusantos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Esse bolo fez muito sucesso, a Cacá mandou muito bem!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll