segunda-feira, 8 de julho de 2013

Risoto na panela de pressão: a melhor amiga da cozinheira apressada!

Eu quero que o tapete voe

No meio da sala de estar
Eu quero que a panela de pressão pressione
E que a pia comece a pingar
Eu quero que a sirene soe
E me faça levantar do sofá
Eu quero pôr Rita Pavone
No ringtone do meu celular
Eu quero estar no meio do ciclone
Pra poder aproveitar
E quando eu esquecer meu próprio nome
Que me chamem de velho gagá

(Arnaldo Antunes, Envelhecer)


A melhor amiga da cozinheira apressada é ... a panela de pressão!! 
Para um jantar rápido no meio da semana, fiz na panela de pressão um risotinho caprichado, que saiu pra já! Usei os mesmo ingredientes do risoto tradicional básico, só que fazendo na pressão leva apenas  três minutos depois que 'pegar' pressão e não precisa mexer. Foi o tempo certinho de dançar pela cozinha durante toda a linda música do Arnaldo Antunes, cujo trecho transcrevi aí em cima (já contei que os moradores do prédio vizinho devem pensar que sou louca kkk).  
E ó, engana bem, fica  cremoso e gostoso, parece que você ficou um tempão mexendo a panela. Tá esperando o quê? Te joga, e sem medo da panela de pressão, viu Cacá?

Ingredientes
2 colheres de manteiga
1 cebola picada
arroz para risoto (tantos punhados quantos forem os comensais, ou 1/2 xícara por pessoa)
vinho branco
água ou caldo (1 xícara por comensal)
1 pitada de açafrão
sal, pimenta, azeite de oliva

Modo de fazer
Aquece na pressão uma colher de manteiga com um pingo de azeite de oliva e uma bolinha de manteiga, junta uma cebola picada, deixa fritar um pouco, junta tantos punhados de arroz para risoto quantos forem os comensais (meia xícara por pessoa), refoga até ficar meio transparente, joga um jorro de vinho branco, espera evaporar depois junta a água ou caldo (uma xícara para cada punhado de arroz), uma pitada de açafrão.
Tempera com sal, fecha a panela  de pressão, espera ferver e conta três minutos.
Espera sair a pressão, abre a panela, verifica o ponto do risoto, se precisar volta ao fogo e adiciona mais caldo, se não, junta a outra colher de manteiga e tá pronto! 
Para servir, coloca no prato uma 'cama' de risoto, joga queijo ralado, umas folhas verdinhas e um fio de azeite de oliva. O meu servi também com ragu, comfort food total!

3 comentários:

  1. hihi na hora de abrir a panela chamo mamis ou mateus <3

    ResponderExcluir
  2. Hummm, eu adoro essas receitas "a jato"! Vou ver se me animo! Bjim

    ResponderExcluir
  3. Que vergonha, Cacá, só falta me dizer que tem medo de barata? kkkk Liliane, que legal receber tua visita, experimenta e depois conta se gostou!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll