quarta-feira, 8 de maio de 2013

Bolo de banana 'nunca falha'

A fruta mais descaradada espécie vegetal,exibicionista, safada,a mais amada,preferência nacional.Nasce, assim, sem respeito,em qualquer parte,de qualquer jeito,em qualquer quintalonde houverum sol tropical. (Sonia Carneiro Leão, A banana)



O bolo de banana faz parte da minha família há tantos anos, quando as filhotas eram pequenas, eu preparava ao menos uma vez por semana. Ultimamente, andava um pouco esquecido. Mas uma amiga reclamou que esteve aqui no blog e não encontrou a receita do meu bolo de banana. Então, atendendo a pedidos, aí vai a receita do bolo que nunca falha. 
É um bolo de liquidificador, do tipo 'vapt-vupt', fica pronto rapidinho. Uso farinha de rosca em vez de farinha de trigo, dá uma textura ótima. 
A receita que segue rende um bolo pequeno, se quiser um bolo maior duplique os ingredientes.  

Ingredientes
1 e 1/4 xícara de farinha de rosca
1 colher de chá de fermento em pó
2 ovos
1/2 xícara de óleo (usei de canola)
2 bananas bem maduras, grandes
1 xícara de açúcar (usei demerara)
1 colher de sopa de farinha de trigo (para enfarinhar a forma)

Modo de fazer
Pré-aqueça o forno. Unte e enfarinhe uma forma de bolo de furo no meio ou tipo bolo inglês. Em uma tigela, misture a farinha e o fermento. No liquidificador, coloque o óleo, os ovos, as bananas e o açúcar (se não quiser usar o liquidificador,  então amasse as bananas e bata tudo com um garfo). Bata até misturar, despeje sobre os ingredientes secos e mexa para homogeneizar. 
Despeje a massa na forma preparada e leve ao forno pré-aquecido por mais ou menos 35 minutos, até que doure e que, espetando um palito no bolo, saia seco. Deixe esfriar, desenforme e, se quiser, polvilhe o bolo com açúcar ou com açúcar e canela.


Adoramos este bolo assim, simples, às vezes servimos com nata batida. Mas dá para incrementar, juntando à massa  canela em pó, nozes, chocolate picado, castanha, uva passa, ou então fazer uma farofinha tipo streusel e coloque por cima... De todo jeito fica maravilhoso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll