segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Sopa creme de cenoura, grão de bico, gengibre e coco

Uma ocasião,meu pai pintou a casa todade alaranjado brilhante.Por muito tempo moramos numa casa,como ele mesmo dizia,constantemente amanhecendo.(Adelia Prado, Impressionista)

Da minha paixão por sopa os queridos leitores já sabem, mas creio que ainda não contei que adoro o sabor meio terroso e amendoado do grão de bico. É um ingrediente que tento usar sempre que possível na cozinha. 
Esta sopinha de cenoura com grão de bico serviu como entrada leve para um almoço com a família. A cor e linda, puro amanhecer, e a mistura de sabores faz festinhas na língua a cada colherada. 
Claro que é possível preparar o grão cozido em todas as etapas, mas neste dia a praticidade do grão já cozido, em caixa tipo tetrapack, prevaleceu. 
Em vez do gengibre como tempero, acho que páprica, ou cominho, ficariam muito bem também. Durante o preparo, pode parecer que há muito líquido para poucas cenouras. Mas a sopa não fica rala, em função da adição do grão de bico que dá corpo e substância ao creme.  

Ingredientes
1 colher de manteiga
1 fio de óleo
1 cebola picada
1/2 colher de chá de gengibre em pó
600 g de cenouras
1 caixinha de grão de bico em conserva
1 litro de água ou caldo de legumes
200 ml de leite de coco
sal

Modo de fazer
Em uma panela grande, esquentar a manteiga e o óleo e fritar a cebola até ficar transparente. Juntar o gengibre em pó e as cenouras, refogar em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Escorrer o grão de bico e juntar à panela, mais a água ou caldo e deixar cozinhar em fogo baixo por 25 minutos, até as cenouras ficarem macias. Juntar o leite de coco e o sal, depois bater para virar um creme.  Para servir, simplesmente  reaquecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll