segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Salmão na crosta de sal com risoto de moqueca

Idalina mandou chamar você    Pra moqueca de fato que ela vai fazer, só no dendê   Idalina mandou chamar você   Pra moqueca de fato que ela vai fazer  (Zeca Pagodinho, Moqueca de Idalina)



Para o almoço com os amigos, preparei um salmão na crosta de sal. Para o acompanhamento, o risoto de moqueca foi uma invenção, achei que ia cair bem com o peixe assado. Fiz como o risoto básico, adicionando os temperos e sabores típicos da moqueca, dendê e leite de coco. Queria ter coentro fresco, mas nem sempre se encontra aqui no sul, improvisei com salsinha picada.
O risoto ficou bem gostoso e combinou otimamente com o peixinho assado. 

Ingredientes: 
1 salmão inteiro
1 1/2 kg de sal grosso
1 galho de alecrim

Para o risoto
1 colher de manteiga 
2 colheres de azeite de dendê
1 cebola pequena em tiras
1/2 pimentão amarelo em tiras
1/2 pimentão vermelho em tiras
1 cebola pequena picadinha
1 dente de alho picadinho
1 talo de alho poró picadinho
3 xícaras de arroz arbório
1 colher de extrato de tomate
caldo de peixe (fiz com a cabeça do salmão)
salsinha picada

Modo de fazer
Forrei uma assadeira com uma camada de sal grosso, deitei o salmão nessa 'cama' de sal, coloquei algumas rodelas de limão e um galho de alecrim e cobri com mais sal. Levei ao forno médio por 45 minutos, até o salmão ficar macio. Para servir, é só quebrar a crosta de sal e retirar a pele do peixe. 
Para o risoto, Em uma panela, coloquei a manteiga e o azeite de dendê, refoguei os pimentões e a cebola em tiras. Retirei e reservei. Na mesma panela, refoguei a cebola picadinha, o alho e o alho poró, juntei o arroz, refoguei mais um pouco, adicionei uma dose de cachaça e deixei evaporar. Juntei o extrato de tomate, depois fui juntando caldo de peixe, aos poucos, até o arroz ficar cozido, mas al dente. Voltei os pimentões à panela e adicionei meia caixinha de leite de coco e um punhado de salsinha picada. 

2 comentários:

arquivo

blogroll