sexta-feira, 27 de abril de 2012

Sopa de feijão rosinha com salsa fresca de tomate

Never eat more than you can lift. (Miss Piggy)
O nome de batismo é chique, mas se trata de uma sopa de feijão, que fiz para almoçar com a amiga J. 
A ideia da salsa fresca retirei da receita de 'summer white bean soup with fresh tomato salsa', do livro Favourite Recipes 1,2,3 da famosa livraria londrina especializada em livros de culinária, a Books for Cooks. 
A visita à Books for Cooks encanta a quem como eu, é apaixonado pelo tema. Na verdade, ao entrar lá, levada pela filhota, tive uma sensação de 'Para tudo, achei-meu-lugar-no-mundo', deu  vontade de 'largar tudo' e ficar por lá entre os livros, nos cursos,  na cozinha experimental ou no pequeno bistrô que fica nos fundos da loja. Como sabem, escrevo de Porto Alegre, de modo que podem concluir que não o fiz... por enquanto... 
Segue a receitinha.

Ingredientes 
2/3 xícara de feijão rosinha
2 dentes de alho
1 punhado de macarrão para sopa (eu só tinha parafuso)
1 pimentinha dedo de moça
2 tomates sem sementes
1 cebola roxa pequena 
folhas de manjericão
azeite de oliva
sal, pimenta

Modo de fazer
Cozinhei o feijão com 5 xícaras de água na panela de pressão por vinte e cinco minutos. Deixei perder a pressão, separei metade dos grãos e bati no liquidificador com um pouco do caldo.  Devolvi à panela. 
Coloquei em uma panela um fio de azeite, refoguei o alho e a pimenta, juntei o feijão com o caldo. Deixei cozinhar mais um pouco. Temperei com sal e pimenta moída, juntei um punhado de macarrão e deixei cozinhar por mais dez minutos.
Para a salsa fresca, piquei a cebola e o tomate, juntei as folhas de manjericão rasgadinhas, reguei com azeite de oliva e servi uma colherada sobre os pratos de sopa quentinha. 



Nessa sopa, tão simples, a deliciosa salsa de tomate faz toda a diferença. Vão por mim, é uma delícia!


2 comentários:

  1. com certeza e otimo! consegui desse feijao rosinha organico... ta frio e eu vou tentar agora mesmo! =)

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll