domingo, 13 de novembro de 2011

Momento Nigella - Bolo de chocolate


O bolo de chocolate da Nigella Lawson é maravilhoso. Não é muito doce, é perfeito para festas, fica bem na sobremesa, faz a alegria dos chocólatras de plantão, cura TPM, larica da madrugada... Além disso, não leva farinha, o que o faz ser gluten free.
O único perigo é ao provar a primeira garfada, sucumbir à tentação de roubá-lo dos demais comensais e fugir correndo...
Nesta receita, testo separar os ingredientes do modo de preparo, atendendo sugestão da querida leitora anônima.

Ingredientes da massa
250 g de chocolate meio amargo
125 g manteiga sem sal em temperatura ambiente
6 ovos, 2 inteiros e 4 separados
175 g açúcar
Ingredientes do creme da cobertura
500 ml de creme de leite
1 colher de extrato de baunilha

1/2 colher de chá de cacau para polvilhar

Modo de preparo
Pré-aquecer o forno a 180 graus. Forrar uma forma redonda de 23 centímetros de diâmetro com papel manteiga e untar o papel. 
Em uma tigela refratária, colocar o chocolate. Levar ao microondas, em potencia reduzida, por dois minutos e mexer até derreter. Juntar a manteiga e misturar.  
Bater as 4 gemas e os dois ovos inteiros com 75 gr de açúcar, até dobrarem de volume. Juntar a mistura de chocolate, mexendo gentilmente até incorporar. 
Bater as 4 claras em neve, ir polvilhando os 100 g de açúcar remanescentes. Incorporar as claras aos poucos ao creme de chocolate, mexendo muito delicadamente.


Despejar na forma preparada e levar ao forno por 35 a 40 minutos. Deixar esfriar. 
Na hora de servir, bater o creme de leite, juntar a baunilha. Retirar o bolo da forma, tirar o papel, colocar no prato de servir e colocar o chantilly por cima. Polvilhar com cacau em pó.


Desta vez o bolo passou do ponto, pois me distrai e deixei a temperatura do forno muito alta. Mesmo assim, ficou muito bom.
Sabe aquelas enquetes sobre qual seria a sua ultima refeição? A  minha acho que seria uma fatia deste bolo. Na verdade, esta receita é tão boa, mas tão boa, que ao compartilhá-la com os caros leitores, estou certa de ter garantido um lugar no céu dos gourmets e chocólatras :)

4 comentários:

  1. Eu como o peixinho aí de baixo, que aliás eu adoro,mas de sobremesa, quero um pedaço dessa torta,trem mais bom do mundogente!!!!

    ResponderExcluir
  2. Hehe Nem quero te dizer, Renata, mas ao vivo essa torta é ainda melhor do que na foto... Manda ver, depois me conta o resultado!

    ResponderExcluir
  3. hummmm parece delicioso!!porque estas receitas sempre aparecem quando não temos os ingredientes em casa?rs...

    ResponderExcluir
  4. Carla, ouso palpitar que é porque sempre comemos os chocolates que temos em casa :) Se quisermos fazer alguma receita com eles, temos que correr kkk Experiencia propria!! kkk

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll