sábado, 17 de setembro de 2011

Gratinado de batata doce


Esta receita de gratinado de batata doce eu retirei de um livro que trouxe de uma viagem, Mesa Grill, de Bobby Flay.
É tão fantástico você descobrir as possibilidades que um ingrediente comum, do dia a dia, que conhece desde sempre, surpreender ao ser preparado de forma diferente.
Neste gratinado, a batata doce é fatiada, acrescida e um creme temperado e levada ao forno para dourar. O resultado é um gratinado cremoso, que suaviza o sabor da batata doce, delicadamente  temperado pela adição do creme e da pimenta. Em uma palavra: maravilhoso!
O preparo é simples, a parte mais demorada é fatiar a batata doce. Usei um cortador para obter fatias bem finas. Fiz num dia em que estava com o forno ligado, preparando carne assada. O gratinado fez um excelente acompanhamento para o assado. 
Como fiz? Separei um quilo de batatas doces, descasquei e fatiei em rodelas finas. À medida que ia cortando as fatias, colocava-as em uma tigela com água gelada, para não escurecerem. 
Em outra tigela menor, temperei o conteúdo de uma lata de creme de leite com sal, pimenta do reino moída e quatro pimentas biquinho, bem amassadinhas até virarem um purê. A receita original mandava usar pimenta chipotle, substituiu pela biquinho e ficou muito bom. 
Em um refratário untado, fui colocando camadas de fatias de batatas e do creme, cobri com papel alumínio e levei ao forno por 30 minutos. Depois retirei o papel e deixei assar mais 10 minutos, até o topo ficar dourado. Tirei do forno e deixei descansar alguns minutos antes de servir acompanhando  a carne assada.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll