quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Creme de ricota, baunilha e bergamota



Pêssegos, pêras, laranjas,
Morangos, cerejas, figos,
Maçãs, melão, melancia,
Ó música de meus sentidos,
Deixai-me agora falar
Do fruto que me fascina,
Pelo sabor, pela cor,
Pelo aroma das sílabas:
Tangerina, tangerina.
 (Eugénio de Andrade)





Na dúvida do que fazer para a sobremesa, resolvi preparar algo com bergamota, aproveitando a safra das frutinhas douradas. 
Inspirei-me na receita de Königinnen-Dessert de um livro muito interessante Backen, que trouxe de um sebo em Florianópolis. No livro, a sobremesa é preparada com geleia de laranja, que substitui pela de bergamota.  
Primeiro, fiz uma camada de creme, cozinhando numa panela meio litro de leite, 3 gemas, 3/4 de xícara de açúcar e uma colher de amido de milho. Na hora me deu na telha de adicionar também um pedaço de ricota, que passei na peneira. Só porque achei que combinaria... 
Cozinhei a mistura em fogo baixo até o creme encorpar, sem deixar ferver. Perfumei o creme com uma colherinha de baunilha e raspas da casca de duas bergamotas e despejei em forminhas individuais (mas acho que ficaria ótimo numa forma grande). 
Deixei esfriar um pouco e espalhei por cima dos potinhos de creme algumas colheradas de geleia de bergamota. 
Bati as três claras em neve com três colheres de sopa de açúcar, cobri os potinhos e levei ao forno para dourar e secar um pouquinho a cobertura. 
Caros leitores, sabem quando tudo dá certo e a cozinheira fica feliz? Pois é, este foi o caso: o creme ficou delicioso, a geleia deu um contraste de consistência e um reforço de sabor, tudo coroado pelo suspiro douradinho. Opinião da filhota: como é possível fazer coisas tão boas com sabor de bergamota? Aprovadíssima!


Um comentário:

  1. Oiiiii!!
    Que legal te encontrar aqui também na blogesfera!
    Teu blog literalmente é uma delicia!Nhammm...
    Vou sair daqui com água na boca desse doce de bergamota!#ADOROBERGAMOTA!
    Aqui o chef é o marido...que por sinal adoraaa cozinhar.Eu só sei fazer o básico mesmo.
    Ele também é blogueiro..hehehe..se um dia tu quiser conhecer o blog dele,vou deixar o link aqui:
    http://escapeteatro.blogspot.com/
    Também já estou te seguindo!
    Um grande beijo,e um lindo final de semana!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll