quinta-feira, 21 de abril de 2011

Receita para a sexta-feira: torta de peixe


 

Hoje posto algumas receitas de pratos com peixe, boas opções para a sexta feira da paixão, no qual a tradição católica recomenda não comer carne vermelha.
A primeira é a torta de peixe, um prato de forno muito saboroso e com ótima apresentação.
Para preparar a torta, primeiro temperamos um quilo de filés de peixe com limão e sal. Numa panela, refogamos duas cebolas picadas, juntamos os filés de peixe, dois tomates picados e deixamos cozinhar até o peixe ficar macio.
Em separado, cozinhamos um quilo de batatas descascadas, amassamos ainda quentes até virar um purê.
Desfizemos os filés de peixe em lascas, com um garfo, reservando o molhinho da panela. Juntamos ao peixe desfiado a batata amassada, uma cebola, um tomate e salsinha picados (vale também juntar azeitonas picadas,  cenoura ralada, espinafre...). 
Misturamos tudo e adicionamos dois ovos, sal e pimenta, mexendo. Colocamos a mistura em um prato refratário untado e por cima colocamos o molho em que o peixe foi cozido (se quiser fazer a crosta mais crocante, não coloque o molho e polvilhe com um pouco de farinha de rosca).  Polvilhamos a torta com queijo ralado e levamos ao forno quente até dourar. 
Esta torta é deliciosa, perfeita como prato principal para um almoço leve, acompanhada de uma saladinha caprichada. O que sobrar vai muito bem no lanche.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll