quinta-feira, 21 de abril de 2011

Bacalhau às natas


Adoro bacalhau às natas, e há tempos eu não preparava esse prato que é uma das minhas receitas preferidas.  Com um pacote de lascas de bacalhau, resolvi 'matar as saudades'.
Separei setecentos gramas de bacalhau limpo, já em lascas, dessalguei deixando de molho por 12 horas, trocando a água duas vezes nesse período.  O bacalhau desfiado não precisa de muito tempo para dessalgar.
Estando o bacalhau dessalgado, escorri, coloquei em uma panela com água e levei para cozinhar, até as lascas ficarem macias.
À parte, cortei 4 batatas médias em cubos de um centimetro, fritei em bastante azeite até ficarem macias, sem dourarem.
Em separado, fiz um  molho bechamel, aquecendo numa panela duas colheres de manteiga, fritando uma  cebola picada, juntando duas colheres de farinha de trigo, depois adicionei aos poucos três xícaras de leite quente, mexendo sempre para não embolar. Mantive o fogo baixo, mexendo sem parar até o molho borbulhar e engrossar.  Tirei do fogo, juntei sal, pimenta, noz moscada e meia caixinha de creme de leite. 
Misturei as batatas fritas, o bacalhau desfiado e o molho bechamel. Provei o tempero, coloquei mais um pouco de sal, distribui a mistura em ramequins, reguei com azeite de oliva, polvilhei com queijo ralado e levei as cumbuquinhas ao forno para gratinar.
A receita rendeu doze cumbuquinhas, que foram devidamente traçadas pelos comensais espalhados pela casa, acompanhada por um bom vinho português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll