sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Trufa de morango... de bandeja



Let me take you down
Cause I'm going to
Strawberry Fields
Nothing is real
And nothing to get hung about
Strawberry Fields forever
(Lennon-McCartney, Strawberry Fields forever)

Fiz este doce para a sobremesa de um jantar. A receita é generosa, dá para umas quinze porçoes. A inspitação para este doce são os bombons tipo trufas de morango.

Preparar um brigadeiro branco, com três latas de leite condensado, meia lata de leite comum, uma colher bem cheia de manteiga. Pode ser feito na panela, mas eu acho mais simples fazer no microndas.



Colocar tudo em um pirex grande e levar ao microondas, por nove minutos, mexendo de três em três minutos. Se ainda não estiver pronto, coloco mais dois minutos, mexendo a seguir, até engrossar. Deve ficar consistente, mas mais cremoso que o brigadeiro de enrolar. Depois de esfriar, fica mais consistente.



Enquanto o brigadeiro vai esfriando, separar duas caixas de morangos. Lavar as frutas, depois secar e tirar o cabinho. Forrar o fundo de uma travessa com os morangos. As frutas pequenas devem ficar inteiras, as maiores cortar ao meio.



Colocar o brigadeiro por cima dos morangos.

 

Na cobertura, uso chocolate meio amargo, para fazer um contraste com o doce do brigadeiro. Mas se gostar mais doce, use chocolate ao leite, ou metade de cada. Derreter 400 gramas de chocolate, no microondas ou em banho maria.  



Mexer o chocolate, para homogeneizar.


Imediatamente, juntar duas latas de creme de leite sem soro, mexendo com uma colher, até misturar bem.


Despejar na travessa, ajeitando com uma colher, levar à geladeira. Decorar com confeitos, ou chocolate granulado e morangos.


Servir gelado.





2 comentários:

  1. Meu Deus que coisa deliciosa!
    Adorei!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. A inspiração veio daquelas trufas que vem com o morango inteiro dentro, sabes? O sabor é igual, sem o tabalho de moldar docinhos! Experimenta, depois me conta!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll