sábado, 26 de junho de 2010

Ratatouille na cozinha: Tajine de cordeiro com limão em conserva

Amigo, toma para ti o que quiseres,
passeia o teu olhar pelos meus recantos,
e se assim o desejas, dou-te a alma inteira,
com suas brancas avenidas e canções.
Amigo - faz com que na tarde se desvaneça
este inútil e velho desejo de vencer.
Bebe do meu cântaro se tens sede.
Amigo - faz com que na tarde se desvaneça
este desejo de que todas as roseiras
me pertençam.
Amigo, se tens fome come do meu pão.
(Pablo Neruda, Amigo)





Todo mundo tem um Ratatouille dentro de si, a desculpa é só convidar as amigas e servir o melhor cordeiro de nossas vidas.




A receita foi um tajine de cordeiro com limão em conserva, do livro A cozinha marroquina. É um prato tradicionalmente feito por homens, por isso o Ratatouille me ajudou a preparar.



De véspera, coloquei uma perna de cordeiro marinando com uma pasta de sal, alho e cebola. Na manhã seguinte, o cordeiro foi cortado em cubos, e colocado na panela junto com 50 gramas de manteiga, azeite, alho, cebola e um limão em conserva, uma colher de gengibre em pó, uma pitada de pistilos de açafrão, uma colher de cominho. Coloquei também uma pitada de canela. Cobri tudo com água. Cozinhou por tres horas.



Para acompanhar a carne, preparamos cuscuz com amêndoas, batatas ao murro e cenouras e cebolas carameladas.



Bon appetit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll