terça-feira, 22 de junho de 2010

Momento Nigella – bolo para quem realmente ama limão

“cheiro de limão me encanta
como se sente o fruto do limoeiro?
A virgindade verde se abre em gotas
para encenar o sabor no teatro da boca”
(Djavan, Limão)
Nigella Lawson tem uma receita de um bolo sem farinha e sem manteiga, feito com bergamotas cozidas e amêndoas moídas: o clementine cake (receita original em http://www.nigella.com/recipe/recipe_detail.aspx?rid=20002).
Fiz a minha versão, usando limões cravo em vez de bergamotas. Nigella recomenda que, se o bolo for feito com limão, usar mais açúcar do que na versão com bergamotas. ‘Escaldada” pela experiencia com o bolinho de iogurte e limão, desta vez provei ao ficar pronto, e achei que a quantidade de açúcar sugerida foi suficiente. Troquei as amêndoas pelas castanhas do pará que eu tinha em casa.
Na minha versão usei seis limões cravos (mais ou menos 380 gramas), 6 ovos, 250 gramas de açúcar, 250 gramas de castanhas do pará moídas e uma colher de chá de fermento.
Cozinhei os limões, cobertos de água, por uma hora. Deixei esfriar.
Preaqueci o forno. Untei com manteiga uma forma de buraco no meio, grande.
Moí as castanhas, até obter uma farinha grossa. Reservei. Depois, escorri os limões e os coloquei, inteiros, no processador. Nessa hora devia ter tirado as sementes, mas esqueci completamente. Bati até ficar um purê bem grosseiro, e só então ‘catei’ as sementes que boiavam. Reservei.
Bati os ovos até ficarem fofos, juntei o açucar, depois as castanhas moidas e o fermento, e por ultimo o purê de limão.



Despejei na forma previamente preparada.



Assei no forno a 200º C por uma hora. Enquanto assava, o bolo impregnou a casa toda com um delicioso perfume de limão. Par conferir se estava pronto, fiz o teste do palito.


O sabor e o perfume da fruta ficam bem marcados.
É um bolo perfeito para quem ama limão, como eu. Durou cinco dias, em pote fechado, até a última apreciada fatia. Agora, acabou-se o que era doce. Quem comeu, regalou-se...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll